quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Palestra de Matthieu Ricard no TED



Compaixão é uma palavra estranha e meio piegas, mas está no dicionário da vida. Essa é a terceira parte da palestra do monge Matthieu Ricard, talvez, a melhor, mas vala a pena conferir as demais partes. Sem preconceito e sem deixar o lado direito do cérebro dominar seus impulsos e curiosidade.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Literatura e racismo no tempo

Um texto literário ou artístico antigo que hoje pareça racista deve ser vedado de circular? Lembremos do caso do Monteiro Lobato no Brasil, cuja obra "Caçadas de Pedrinho" teve trechos questionados pelo ConselhoNacional de Educação, ao fim, liberado na íntegra. Agora é na Bélgica. "Tintin no Congo" de 1931, embora tenha expressões ou referências racistas, pode ser reeditada sem problemas, segundo um tribunal daquele país.


Leia aqui

Complexo de Tony Ramos, os niilistas e a canaille


"Se Deus está morto, então tudo é permitido" (Dostoiévsky)
Para uma parte dos niilistas, a sabedoria da idade recomenda a desconfiança de todos os credos – da religião à moral. A outra parte substitui a cronologia pela maturidade. Nem todo velho é maduro, nem todo maduro é velho. Tem muita gente verde, morrendo a maioria “de vez”. É a morte súbita do homem comum, tão bestial quanto a mula que pasta sob o sol de verão.

Continue lendo aqui