terça-feira, 15 de março de 2011

Amor líquido: A fragilidade do afeto

Zygmunt Bauman, em Amor Líquido, destaca a fragilidade que caracteriza as relações afetivas na atualidade. Eis algumas observações interessantes que faz: “A misteriosa fragilidade dos vínculos humanos, o sentimento de insegurança que ela inspira e os desejos conflitantes (estimulados por tal sentimento) de apertar os laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos" (p. 8-9).
"O desejo é a vontade de consumo. (...) Tão logo, consumido, o desejo vira descarte, lixo. (...). O desejo é, desde o início, contagiado pelo desejo da morte [de autodestruição]. Isto é, entretanto, firmemente guardado em segredo; guardado em segredo dele mesmo. O amor é, por outro lado, um querer de cuidar e preservar o objeto querido. (...). Um impulso para expandir, para ir além (...). O amor é a expansão do "eu" para dar-se ao objeto amado. O amor é a própria sobrevivência por meio do eu do outro. (...). Se o desejo quer consumir, o amor quer possuir. O desejo é autodestruição, o amor é autoperpetuação. (p. 9-10)"
“O amor pode ser, e freqüentemente é, tão atemorizante quanto a morte. (...) Assim, a tentação de apaixonar-se é grande e poderosa, mas também o é a atração de escapar.” (p.26). BAUMAN, Zigmund. “Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos

3 comentários:

Balaio da Vivi disse...

Legal, José Adércio. É mesmo muito CHIC falar do amor, não é? Não importa se ele não está mais com essa bola toda - é CHIC do mesmo jeito falar dele. "O amor como afirmação do sujeito na vida." Uma escolha de vida, em outras palavras, que reafirma a VIDA. Como dizem os psi, é "o amor que freia o gozo" (Lacan). Se o laço do sujeito hj com o amor está frouxo, algo está rolando solto (o gozo = conceito lacaniano). Gostei muito desta postagem e tbm dos seus mini-contos lá no DOM. Abraço da Vivi.

Um Toque de Afeto disse...

Ola José Adércio!
Amei este texto do Zigmund Bauman, muito real..."O amor pode ser, e frequentemente é, tão atemorizante quanto a morte..." pois tememos o desconhecido, afinal quem de nós REALMENTE conhece o AMOR no seu significado mais íntimo do ser humano??
Se vc permitir gostaria de postar no meu blog este texto "Amor Líquido" é possível? colocarei um link para o teu blog, o que achas? te aguardo com uma boa resposta! rsrs... meu blog: www.tudomudacomafeto.blogspot.com
Grande Abraço, e Parabéns pela bela escolha da tradução.
Grande abraço.
lecy'ns

BLOG DO JALS disse...

lecy'ns,
muito bacana seu blog. Pode publica sim. Abs