domingo, 7 de fevereiro de 2010

AGU ameaça MPF

Ainda com relação ao artigo de Jânio de Freitas, há uma passagem que considero assustadora: a ameaça que o chefe da Advocacia Geral da União (AGU) faz aos Procuradores da República, principalmente, ao que atuam no caso da usina hidrelétrica de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio. Responsabilização pessoal pelo fato de os Procuradores terem obtido na Justiça ordens de suspensão do empreendimento, em virtude de irregularidades no processo de seu licenciamento ambiental. Escreve o jornalista:
A AGU adota a coerção e a impropriedade jurídica como instrumentos para reprimir a ação de procuradores da República contra decisões, ilegais ou polêmicas, do governo. A AGU comunica que vai processar já os procuradores que acusam falhas no processo de autorização para a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. E o fará, em outros assuntos, daqui para a frente. À parte o fato de que Belo Monte e as usinas de Jirau e Santo Antonio estão cercadas de atos no mínimo suspeitos, por parte do governo federal, a AGU adota a pressão intimidatória em lugar do procedimento apropriado: o confronto das alegações divergentes perante o Judiciário.
Esse tipo de comportamento não é compatível com o regime democrático e o Estado constitucional. Terá a AGU que mover também ações de responsabilização civil e penal contra os juízes que decidiram contra as obras de tais usinas, por identificarem nos autos do processo, elementos comprovadores de irregularidades? Não existe outra palavra ao disparate: intimidação.

3 comentários:

Anônimo disse...

A AGU está de parabéns! Não se trata de discutir se os juízes também devem ser responsabilizados ou não. A simples propositura de uma ação temerária gera, por si só, um grave ônus para o réu. O estigma social é notório! Tenho orgulho de ver o MPF ajuizando ações brilhantes por todo o Brasil. No entanto, algumas são completamente descabidas. Estava na hora de termos um freio nisso. Além disso, com a legitimidade ampla das ACPs (advocacia pública, defensoria pública, associações, etc), já é hora do MPF parar de se apresentar como o salvador da sociedade (me lembrei do excelente artigo do JAS sobre megalomania e Ministério Público) e se preocupar mais com a área penal (não os mulas, os sacoleiros, os servidores pobres, mas sim os grandes sanguessugas do Brasil).

BLOG DA MICHELLE disse...

Professor, estou com saudades dos seus posts.

Unknown disse...

Concordo com a Michelle..tanta coisa acontecendo sem seus comentários..que pena..