sábado, 2 de outubro de 2010

O código secreto de Platão

Platão parece que é uma fonte inesgotável de conhecimento. E de curiosidade. Sua vida foi cheia de percalços, por causa das ideias e mesmo do acaso. Conta-se que foi capturado por piratas e vendido como escravo até ser resgatado por seus amigos. Escreveu 30 livros e fundou a primeira universidade do mundo, a Academia. Sua filosofia política, embora marcada por um projeto autoritário, era socialmente avançada.
Diferente de seus contemporâneos, defendeu relativa igualdade para as mulheres, permitindo, inclusive, que elas estudassem na Academia. Foi, ademais, um grande divulgador do amor romântico, daí a origem do termo "amor platônico", criticando os casamentos arranjados por motivos políticos ou financeiros. Também era defensor da homossexualidade. Pois Platão inseria em seus livros códigos e símbolos, herdados dos seguidores de Pitágoras, por meio dos quais procurava refutar as teses religiosas a respeito do homem e da natureza. Fez isso não só para preservar a própria vida, que acabou perdida nas mãos do mainstream grego, mas principalmente para evitar que suas ideias e livros fossem destruídos. Dizia, por exemplo, que era a matemática e não os deuses que explicava o universo. A tese da filosofia oculta de Platão não é nova, mas um trabalho recente publicada no US journal Apeiron, por Jay Kennedy, professor de História das Ciências, na Universidade de Manchester, intitulada The Plato Code, procura demonstrar, por meio de rica pesquisa, que ela existe e é mais constante do que se imaginava. Não é exagerado repetir Kennedy e dizer que "Platão fez com que a humanidade mudasse de uma sociedade bélica para uma sociedade mais impulsionada pela sabedoria". Graças ele, "nossos heróis são hoje Einstein e Shakespeare, e não cavalheiros de brillante armadura".

Um comentário:

meilin disse...

É verdade:"Platão parece que é uma fonte inesgotável de conhecimento".Trouxe a brilhante metáfora do Mito da Caverna que tanto nos faz refletir sobre a vida.O seu texto é sintético embora absolutamente denso de informações preciosas.Essa descoberta é surpreendente.Segundo o cientista, a chave para desvendar o código de Platão encontra-se em uma escala musical grega de 12 notas, muito popular entre os seguidores do filósofo Pitágoras. Este é o começo de algo grande,diz o Dr Kennedy.