sábado, 22 de agosto de 2009

Reportagens provocantes: Taleban corta os dedos de eleitores

KABUL, Afghanistan (CNN) -- "Cumprindo a ameaça de violência no dia da eleição presidencial [no Afeganistão], o Taleban cortou o dedo indicador de pelos menos duas pessoas na província de Kandahar.
Depois de depositarem seus votos, os eleitores afegãos têm seus dedos marcados com tinta para evitar que votem novamente. Os dedos de duas mulheres em Kandahar, com presença forte do Taleban, foram cortados depois de terem votado, disse Nader Naderi da Fundação por uma Eleição Livre e Justa (Free and Fair Election Foundation).
Ataques esporádicos no dia da eleição mataram 26 pessoas e provocaram ferimentos em um número ainda maior. Mesmo assim, o governo afegão disse que a votação foi um sucesso".
Responda rápido: A democracia é um valor universal? A comunidade internacional deve intervir para garantir sua realização e prevenir que a violência, com tintas de barbárie, acontença contra os que desejam participar do processo eleitoral?

Um comentário:

Vera das Alterosas disse...

Visitando meus amigos da blogosfera. Respondendo rápido, rápido mesmo e põe rápido nisto. Não, não vislumbro um único valor que possa ser universal na nossa modernidade tardia. Quanto à intervenção externa, bem..... a princípio também não. Porque o que vejo sempre é esta intervenção ser feita pra preservar valores e interesses do interventor e cada povo faz a sua história, no seu tempo e pagando seu preço. Bem, é algo a pensar, mas rápido me vem esta resposta. Bom fim de semana para o professor que dá vida ao "JALS"